-
Arquitetos: Architectural Design Studio Branka Juras
- Área: 450 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Srđan Hulak, Robert Matić
-
Fabricantes: Hansgrohe, ACO Drainage, Chromos Svjetlost, Collustro, Cotto posagno, DOM, Fakolith, Hatria, Hot Spring, Klafs, Knauf, Novellini, Ragno, Roca, Semmelrock, Sika, TOSHIBA, Togama, prostoria
Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste projeto existe um conflito entre dois requisitos necessários: a necessidade de preservar nossa herança arquitetônica e a necessidade de desenvolver uma arquitetura moderna. Nossas cidades não podem parar no tempo como museus, tampouco perder seu caráter devido a uma total falta de consideração pelas edificações antigas. Resolver isso não é fácil.
É importante fazer as perguntas certas no lugar certo, saber que a qualidade arquitetônica de um edifício não é suficiente para uma integração bem-sucedida e saber o que determina a qualidade do relacionamento entre o antigo e o novo.
A principal tarefa do projeto era a reconstrução e a modernização da casa da família e do celeiro na fazenda da família na pequena cidade de Bajčići, na Ilha de Krk. A propriedade será constituída por 4 unidades: uma antiga casa que abrigará a área residencial, um celeiro que servirá como espaço auxiliar para a secagem do feno, um espaço de armazenamento visível apenas por seu perfil e “guvno”, uma eira, que conserva na sua forma original e está localizada em torno do pátio comum e elevada em relação ao terreno.
A nova solução intervirá em todos os edifícios do escopo de tal forma que todos sejam integrados em uma unidade.
A antiga casa no térreo estende-se para uma área de bem-estar enterrada em 2 lados e uma nova entrada é adicionada no piso para o poço já existente.
O celeiro no piso térreo se estende até a cozinha semi-aberta de verão (uma instalação auxiliar como um anexo da casa onde ficava o antigo poço).